quarta-feira, 5 de setembro de 2007

'Perdôo porque me dei bem.'

O romance de Íris Stefanelli, a Siri, e Diego Gasques, o Alemão, foi um dos mais comentados de todas as edições do Big Brother Brasil. Depois de quase três meses de confinamento e amor platônico, o casal deu seu primeiro beijo, com transmissão ao vivo pela televisão, em 3 de abril, assim que Alemão saiu da casa como o milionário vencedor do BBB 7. Mas a relação, acompanhada passo a passo pela mídia e pelo público, durou menos de três meses. Terminou em 18 de junho, de um modo nada comum: alegando que, havia dias, tentava e não conseguia falar com a amada, Alemão mandou pela apresentadora Sonia Abrão, do A Tarde É Sua, da Rede TV!, o recado de que estava tudo acabado. Depois do rompimento, houve troca de farpas. 'Não cheguei a amá-la', ele disse a QUEM na época. 'Perdôo o Alemão porque me dei bem: estou empregada, tenho contrato com a televisão (ela virou uma das apresentadoras do programa TV Fama, da Rede TV!), fiz a edição de aniversário da revista Playboy (trabalho com o qual ela declarou ter faturado 700 mil reais)... Deus me deu tanta coisa boa que eu posso perdoar tudo. Eu já estava com raiva do Alemão antes do final do namoro. Ele fazia coisas com as quais eu não concordava. Uns quatro dias antes de terminar, ele me ligou bravo, querendo discutir. Eu estava gravando um comercial e ele não quis nem saber, já começou a me dar 'rala'. Fiquei tão triste que quase não consegui gravar depois. Quer dizer, o Alemão tinha levado o milhão dele e estava prejudicando o meu trabalho. Isso deixa você magoado e com raiva. Depois, eu soube pela TV que nosso namoro tinha acabado. Fiquei chateada, chocada. Não cheguei a amá-lo de verdade, mas estava fazendo de tudo para que isso acontecesse. Reagi como sempre faço: não falei com ele, não liguei, não atendi suas ligações, não quis saber. Quando estou com raiva, prefiro me afastar para não brigar. Finjo que a pessoa não existe. Só depois posso acabar perdoando. Acho que você só é capaz de perdoar quando está com o coração limpo. Hoje não tenho mais mágoa dele. Só não quero mais namorar o Alemão. No casamento da Flávia (a ex-BBB 7 Flávia Viana, que se casou em julho com Fernando Justin, também ex-BBB 7), eu disse a ele: 'Alemão, já passou. Não precisa me explicar nada. Agora é daqui para a frente, o que tinha que dar já deu'. Com a Analy (outra participante do BBB 7), aconteceu algo parecido. No programa, não me dei bem com ela. Quando saí, eu a odiava. Acho que ela foi a grande responsável por eu ser eliminada, já que me deu aquele veto (Siri saiu da casa ao enfrentar o paredão contra Diego porque Analy vetou seu poder de salvá-lo da disputa). Eu pensava: 'Não perdôo, não gosto dela, ela tem que se ferrar porque me sacaneou'. Aí o tempo passou e eu me dei bem, provei que sou melhor do que ela pensava. Então, hoje eu a perdôo. É mais fácil perdoar uma pessoa que o prejudicou se você se deu bem.'
OBS. DA DIRETORIA: Entrevista fantástica da Íris à Revista Quem. Realmente, mostra o ser humano enorme que ela é. É fácil errarmos e depois ficarmos pedindo perdão. Se garantir no perdão para poder livremente errar, é muito fácil e demonstra assim, o tão fraco O ERRANTE possa ser. AS COISAS QUE SOFREMOS com os errantes não morrem. Podemos enterrá-las, mas mesmo assim continuarão conosco. Se não forem admitidas, não serão compreendidas e, conseqüentemente, estarão desvirtuando a nossa visão do óbvio e do mundo objetivo.
"O PERDÃO É SEMPRE PARA QUEM PERDOA". Perdoar não é esquecer, é lembrar sem sentir dor.